Só vou pra luta se for "open bar"

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 0 comentários


Em menos de 6 horas, uma possível proposta de lei de uma vereadora que dispunha sobre a proibição das chamadas festas “open bar” na cidade de São João Del Rei mobilizou mais de 500 pessoas na internet. Jovens indignados se manifestaram contra a proposta. Manifestação legítima. Sem entrar no mérito do conteúdo da proposta de lei, é totalmente legítimo, democrático e plausível que pessoas acompanhem e questionem o que tem sido pautado e deliberado pelo Poder Público municipal. Resultado? A vereadora tratou de esclarecer que jamais entrou com esse projeto de lei na Câmara. Vitória dos estudantes: as festas com bebidas liberadas continuam.



Fico imaginando como seria se houvesse mobilização popular em todos os assuntos públicos da cidade. Imagine se os estudantes se mobilizassem em relação a assuntos que estiveram em pauta na cidade e que têm influência direta na vida dos próprios estudantes: posso citar o episódio no qual alguns estudantes que compraram a briga do transporte público na cidade foram expulsos da Câmara de Vereadores, no início do ano. Quase ninguém falou nada. Estudante que tentava melhorar a vida de estudante. Estudante que brigou por estudante (e pela população usuária de ônibus), e que sofreu sem apoio de quase ninguém. Posso citar também o aumento abusivo dos IPTUs da cidade esse ano: não vi muitos estudantes moradores de república reclamarem, se é que houve estudante reclamando. Também não vi nenhuma "organização de repúblicas" consultando advogados para saber se o aumento era legal.



Repetirei mais uma vez: a demanda dos manifestantes a respeito dessa possível lei contra as festas com bebidas liberadas é legítima, acho que não há questionamentos quanto a isso. Não recrimino as manifestações, pelo contrário: as exalto. O fato só mostra a força que a população tem. Mas fica também o anseio de ver o pessoal se informando e se mobilizando acerca DOS DIVERSOS ASSUNTOS QUE INFLUEM NA VIDA DO CIDADÃO, e que muita gente ignora. Os casos relatados acima em relação ao transporte público e o IPTU poderiam ter tido desfechos diferentes caso a população se mobilizasse. No caso específico dos estudantes, com certeza eles saíram perdendo nessas duas questões. Poderiam, no mínimo, estar com uma grana a mais para participar de festas “open bar”.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Visão de Índio | TNB