A tragédia visível e anunciada em São João del ReI

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 0 comentários



Não há cortina de fumaça que esconda a precariedade da administração pública na cidade. Afinal, o aumento da violência está dado (e está relacionado à falta de políticas públicas para a juventude sanjoanense); a situação na saúde é lamentável; os servidores municipais estão desvalorizados (inclusive chegaram a ocupar a Prefeitura essa semana e estão em estado de greve); a imundície das ruas chama a atenção dos turistas; o trânsito possui desorganização metropolitana; a autarquia municipal responsável pelo saneamento básico está falida; o transporte público agrada a todos, menos à população usuária; o IPTU é de Nova York, mas o retorno ao contribuinte é de Bagdá; animais perambulam soltos pelas ruas; asilos e órgãos assistenciais independentes trabalham com o pires na mão...


Diante do caos instaurado em nossa cidade, não há asfalto, cesta básica ou aliança política com Governador que escondam a atual situação da cidade onde os sinos falam, (e não somente os sinos, mas os “Jornais Murais”, os blogs, os panfletos, os e-mails, as redes sociais, as ONGs, as entidades, associações de bairros, sindicatos)...


Não adianta propagandearem que São João Del Rei possui a melhor merenda escolar do Brasil, afinal, todo mundo conhece uma criança que estuda e sabe que o caviar em questão é carne moída. O maior canteiro de obras é mais uma notícia plantada e regada na mídia convencional. Mas diante de tamanha desorganização e bagunça, não há adubo que faça germinar tantas falácias plantadas: está cada vez mais claro que o atual Prefeito perdeu o comando do barco!


Dizem que Nivaldo é imbatível nas urnas, e caso seja candidato ano que vem a vitória é garantida! Concordo que talvez ele venha mesmo ganhar! Mas permitam-me lançar uma nova teoria aos amigos especuladores acerca de 2012: Nivaldo teve cerca de 50% dos votos pleito passado, é verdade. Mas muitas vezes esquecemos que a outra metade dos votantes ABOMINA a gestão do atual Prefeito. E diante dos fatos catastróficos já mencionados acerca do desempenho do Executivo na atual gestão, pode-se presumir que o atual Prefeito dificilmente manterá a votação alcançada em 2008: quem não votou nele continuará não votando, e parte de quem votou, deixará de votar.


Nivaldo é dado como imbatível não por seus méritos, mas pela apatia dos outros 50% que não o apoiaram. Falta coordenação á quem não é Nivaldista, falta ação, falta reação; entre os dois partidos políticos da cidade que têm força para se contrapor ao peemedebista, um preferiu se juntar ao inimigo, e outro, sabe-se lá por quais motivos, simplesmente agoniza coletivamente enquanto partido. O primeiro se rendeu ao inimigo, o segundo, resolveu se omitir, sabe-se lá o porquê (com exceção de alguns filiados isolados).


A situação de São João Del Rei é lamentável, não há como esconder isso do eleitor, independente de classe, escolaridade, bairro, etc. Todos sabem que a Prefeitura vai de mal à pior. Mas diante desse panorama trágico, por que Nivaldo ainda é favorito para vencer as eleições de 2012?

A possível e provável reeleição do peemedebista está mais relacionada à fraqueza e apatia da oposição do que pelos próprios méritos do atual Prefeito. O problema é que falta um nome, falta um movimento que agregue os não-simpatizantes de Nivaldo. Enquanto Nivaldo disputar a Prefeitura com outros candidatos que só aparecem em época eleitoral, continuará passando o trator nas urnas. Enquanto as forças políticas capazes de se contrapor ao atual Prefeito nada fizerem, Nivaldo continuará com seus mandos e desmandos em nossa cidade. Muito mais desmandos, diga-se de passagem.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Visão de Índio | TNB