Cale-se, Prefeito!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 0 comentários


"Perguntar-me-ão se sou Príncipe ou legislador para escrever sobre Política? Respondo que não, e que é por esse motivo que escrevo sobre Política. Se eu fosse Príncipe ou legislador, não perderia o meu tempo em dizer o que deve ser feito: fá-lo-ia, ou me calaria.” Jean Jacques Rousseau


Quando era mais novo, lembro-me da figura do já Prefeito Nivaldo: uma figura popular, tocador de obra, carismático. Era comum escutar das pessoas “Nivaldo rouba, mas faz”. Na época eu não conseguia entender bem o que isso significava, mas o fato é que havia um consenso de que o Prefeito Nivaldo fazia o que se esperava de um Prefeito, afinal, ele asfaltava, reformava, construía, e claro, ajudava os mais pobres. Quando eu era criança, Nivaldo era o meu Prefeito. Pra mim ele fazia, e ponto. Era o que importava.


Nivaldo esteve dois mandatos à frente da Prefeitura, não concorreu nas eleições de 2004, e por incríveis besteiras cometidas pela administração anterior, voltou em 2008 nos braços do povo. Prometendo fazer tudo quanto já tinha feito nos mandatos anteriores, e muito mais.


Mas alguns fatos chamam atenção na atual administração nivaldista: a necessidade do Executivo de mostrar o que a administração tem feito é um deles. Se nos mandatos anteriores isso não era necessário, pois a idéia “Nivaldo faz” era consenso nos balcões de bares e nos bancos das praças, atualmente o que se vê é uma imposição midiática e publicitária das ações da Prefeitura, tentando resgatar essa máxima de que “Nivaldo faz” .


“O maior canteiro de obras do Brasil”. “A melhor merenda do Brasil”. Se você é sanjoanense, certamente já leu ou ouviu essas frases por aí. E se você é um sanjoanense com um mínimo de senso crítico, sabe que tais afirmações não encontram correspondência nenhuma com a realidade. Eu não sei o que mudou. Talvez eu tenha desenvolvido meu senso crítico, algo que não possuía quando era criança. Mas o fato é que eu não consigo ver o que Nivaldo tem feito nessa administração. Mesmo com tanta propaganda governamental! Mesmo com tanto dinheiro público aplicado em publicidade! A cidade nunca esteve tão mal cuidada, nunca esteve tão acabada, nunca esteve tão suja, nunca esteve tão abandonada! E contra a realidade de caos no qual a população vive atualmente, não há propaganda que faça milagre!

Falar não basta. Propagandear não é o suficiente. Ir ao rádio ou à TV dizer o que deve ser feito não basta. Rousseau disse que se fosse governante, não falaria o que deveria ser feito, apenas faria, ou se calaria. Acho que ele quis dizer que quem fala muito, faz pouco; e quem não faz nada, precisa falar para tentar mostrar que faz. Tem gente em São João Del Rei falando muito, e fazendo quase nada. É. Tem gente na Prefeitura que deveria se calar.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Visão de Índio | TNB